quarta-feira, 7 de setembro de 2011

É difícil fazer vídeos de qualidade?

A resposta é simples: NÃO. Todo mundo sabe que eu sou uma apaixonada por vídeos e sendo jornalista vem aquela paranóia de observar a fotografia da imagem, com seus ângulos perfeitos. Protecionismo. A verdade é que qualquer pessoa que entenda o mínimo de tecnologias pode fazer vídeos, até de boa qualidade. Filmar não tem nenhum mistério. Basta um celular, uma câmera digital ou até um filmadora portátil e pronto. Todos podem experimentar a reportagem e com criatividade até um pouco da fama que sites de compartilamento de vídeos podem garantir.

***

Quer um exemplo? Quem acompanha meu blog deve ter visto que, durante o estágio que fiz no jornal O Dia, no Rio de Janeiro, diariamente postava algum vídeo com entrevista, bastidores ou curiosidades. A forma de fazer era simples. Estava munida apenas de uma câmera digital simples, de 12MP que grava em formato para web (320x240). Na dúvida capturava todo tipo de imagem. Depois era só transferir os dados para o computador via USB e editar. A edição era feita num software bem simples também, o Movie Maker, que já vem com o próprio sistema operacional. Cortes feitos e legendas colocadas era só fazer o upload ao youtube e pronto. Todos que acessassem poderiam compartilhar da minha experiência. Outra forma é brincar de "fazer" seu próprio conteúdo. Experimente baixar alguns vídeos, fazer um texto, sonorizar. O vídeo na sequência mostra exatamente isso, com a diferença que neste caso foi editado por um profissional.



Existem claro algumas dicas que devem ser observadas: ter cuidado com o áudio, contar até 10 até mudar de ângulo, evitar tremer e mudar bruscamente de take, sempre conferir se configurou certo o equipamento, fazer materiais curtos (máximo de 3 minutos) e ver muitas reportagens analisando o que o cinegrafista e o editor fizeram ali. Então que tal começar a se aventurar com a notícia e as curiosidades que surgem na nossa frente todo dia? Estamos no ar!

Relembre dicas sobre produção de vídeos. Clique aqui
Relembre tudo que aconteceu no jornal O Dia. Clique aqui

2 comentários:

  1. Êba! Lembrei de ti e vim espiar teu blog! Adorei esse post, até porque tu sabe da minha "também paixão" por vídeos de todos os tipos. Tá muito legal! Beijoo

    ResponderExcluir
  2. opa, obrigada pelo prestígio. Assim como nós também têm muitos apaixonados por vídeos mas que acham que é preciso muito aparato para começar. bjoo

    ResponderExcluir